Viajantes portugueses de bicicleta

Tajiquistão

Este texto não pretende ser um resumo de todos os portugueses que viajaram, ou viajam, de bicicleta, nem seleccionar aqueles que passaram por mais países ou que fizeram mais km. Apenas pretende ser um apanhado de alguns deles que percorrem a curvatura do planeta com a curvatura de duas rodas movidas a pedais.


Comecemos pelo Pedro On The Road.

O Pedro, depois de há 3 anos ter feito Portugal – Singapura quase overland seguido de Singapura – Portugal totalmente overland de autocarro, comboio e à boleia, de que surgiu um livro … que só poderia ter um nome: Daqui Ali, acabou há umas semanas atrás de fazer Vale de Cambra – Cidade do Cabo de bicicleta.

Atravessou o deserto da Mauritânia. Passou pela Guiné Conacri, pela Serra Leoa e pela Libéria na altura do ébola. Na Serra Leoa foi preso. Atravessou os 53 km de largura do Togo a pé. No Benin esteve 3 semanas à espera do visto da Nigéria. Na Nigéria foi parado 23 vezes pela polícia. No Gabão foi xamã por uma noite. Na entrada da R.D. Congo foi recambiado para trás com o passaporte cheio. Em Angola gastou €10 num mês. Adorou a Namíbia. E chegou ao Cabo da Boa Esperança.

Nouakchott, Mauritânia

Lomé, Togo

 

 

 

 

 

 

Serra Leoa

Gabão

 

 

 

 

 

Nigéria

Serra Leoa

 

 

 

 

 

 


O Rafael e a Tanya (2numundo) pedalaram 17 mil km, com dois voos pelo meio (Alemanha-Egipto e Índia-Tailândia), de Ovar até Macau ao longo de 19 meses. Podem ler uma pequena entrevista no final da sua viagem aqui.

Passaram pela Síria no início da guerra, entraram no Curdistão Iraquiano e daí passaram para o Irão que consideram ter sido o highlight da sua viagem. Atravessaram o Turquemenistão em 5 dias por causa do visto. Do Quirguistão entraram na região chinesa de Xinjiang e daí para o norte do Paquistão, antes de passarem para a Índia.

Têm aqui um excelente post no blog deles sobre a sua passagem pelo Irão.

SíriaIrão

 

 

 

 

Pamir highway

 

 

Pamir highway

 

 

 

 

 

Paquistão

Paquistão

 

 

 

 

CambojaVietnam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A Joana e o Nuno (Globonautas) pedalaram, literalmente, meio mundo. Da Nova Zelândia até Portugal! Practicamente 30 mil km, 32 países, em 1002 dias!

Atravessaram a Austrália, passaram por todo o Sudeste Asiático, China de uma ponta à outra, Ásia Central, Irão, Curdistão Iraquiano, Turquia, e Europa até Leiria.

Nova Zelândia - Portugal

Os Globonautas foram os mais difíceis de escolher fotos para pôr aqui, simplesmente porque têm fotos fantásticas. Ficam a seguir algumas:

Timor Leste

China

 

 

 

 

 

 

Laos

Vietname

 

 

 

 

 

 

China

China

 

 

 

 

 

 

Tajiquistão

Quirguistão

 

 

 

 

 

 

Uzebequistão

Irão

 

 

 

 

 

 

No site deles, para além das extraordinárias fotos, podem encontrar as suas ‘histórias da estrada’ e vídeos como este a seguir de tirar a respiração:


Outros grandes globetrotters de bicicleta são o João e a Valérie. Eles fizeram há uns anos atrás uma viagem de bicicleta de 4 anos anos pela Ásia. Começaram na Suíça, pedalaram até à China e passaram por … bem, passaram por quase todo o lado. Foram 24 países e 38 mil km!

Desta aventura surgiu o livro ‘Pedalar devagar – Quatro anos de bicicleta pela Ásia

Vietname

Índia

 

 

 

 

 

 

Agora andam a fazer uma viagem de bicicleta, muito mais pequena, diga-se, apenas 8 mil km, com os dois filhos, de 8 e 10 anos, pelo continente Americano. Começaram no Brasil, estão actualmente no Ecuador, e continuarão para norte até aos EUA.

Segundo a sua página no facebook, parece terem feito uma pausa de pedalar e estão a construir um barco com o qual vão passar 1 ou 2 meses a viajar pela Amazónia.

Brasil

Argentina - Chile

 

 

 

 

 

 

Chile

Bolívia

 

 

 

 

 

 

Bolívia

Peru

 

 

 

 

 

 

 

Podem  seguir viagem deles no seu site e facebook.


E não se esqueçam, toda a grande viagem começa com uma simples pedalada (adaptado de Lao Zi).

Anúncios

One comment

  1. Reblogged this on GoodTripFilm and commented:
    ahahah e eu a pensar que fiz grande viagem! 🙂

    Liked by 2 people

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: