Situação da ciclovia da Rua da Pêga

12140097_1632075383744584_6164391177446409838_o

Documentos enviados por email para a Câmara Municipal de Aveiro, Polícia de Segurança Pública e Universidade de Aveiro:

Exmos. Senhores,

A ciclovia da Rua da Pêga (mapa) tem, por um lado, um acesso perigosíssimo para quem circula de bicicleta e se desloca entre o centro de Aveiro e a Universidade, o cruzamento junto ao Pavilhão do Beira-Mar, frequentemente com os semáforos intermitentes, e por outro, está constantemente ocupada por automóveis irregularmente estacionados na ciclovia, obrigando muitas vezes os ciclistas a utilizar a estrada quando poderiam usar esta infraestrutura, projectada e construída para seu conforto e segurança.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende promover modos de transporte mais sustentáveis, o grupo Ciclaveiro lançou uma campanha, através do facebook, de recolha de fotos de carros indevidamente estacionados na ciclovia.
Pedimos às pessoas que publicassem as fotos acrescentando o hashtag #ciclopega.

A campanha foi divulgada através de um evento criado no facebook:
http://www.facebook.com/events/1497449343909328/
e da acção registada no website da European Mobility Week:
http://www.mobilityweek.eu/mobility-actions/registered-actions/?country=PT&action_uid=OuJw1YQd

As fotos e vídeos publicados podem ser vistos na página do evento de divulgação referido acima e através do hashtag #ciclopega: facebook.com/#ciclopega.
A página do evento, segundo dados disponíveis no facebook, até agora foi acedida por 615 pessoas, e posts e links para a mesma tiveram um alcance de mais de 4 mil pessoas.
Alguns dos posts publicados suscitaram acesas reclamações e discussão. Há um post que até ao momento já originou 79 comentários.
Deixamos a seguir alguns exemplos da mais de meia centena de fotos recolhidas:

 

Inclusivamente nas imagens captadas pelo streetview do Google, podem ser observados carros estacionados na ciclovia da Rua da Pêga:

O objectivo da campanha, que continua a aceitar publicação de fotos, é de alertar e sensibilizar:
– quem indevidamente estaciona na ciclovia, para a sua falta de civismo e falta de respeito por todos os utilizadores legítimos da mesma, contribuindo desta forma para a redução dos níveis de segurança dos utilizadores de bicicleta;
– as instituições e autoridades competentes, para este crónico e há muito existente problema, que tem ignorado.

Este é um assunto de extrema importância porque, segundo o ‘Cycling Barometer 2015’ da European Cyclists’ Federation, Portugal é o país da EU27 com maior taxa de fatalidades de utilizadores de bicicleta, e porque a quantidade de vias cicláveis segregadas que conferem segurança aos ciclistas é, em Aveiro, muito diminuta.

A campanha suscitou a seguinte repercussão nos meios de comunicação:

A campanha #ciclopega foi selecionada pela organização da European Mobility Week, uma iniciativa da Comissão Europeia em parceria com três instituições Europeias e várias entidades nacionais dos países membros, para a sua primeira acção em destaque.
European Mobility Week, ‘ACTION in the Spotlight: #ciclopega in Aveiro, Portugal’:

20151029_EMW_ACTION in the Spotlight #ciclopega in Aveiro, Portugal

De onde destacamos o seguinte:
Local cycling organisation Ciclaveiro took the opportunity presented by EUROPEANMOBILITYWEEK to kick off a MOBILITYACTION encouraging local cyclists to take photos of illegally parked cars on the cycle path and share them on Facebook with the hashtag #ciclopega. The Facebook accounts of the municipality and the local police force were also tagged in posts. The action aimed to raise awareness among car drivers and the municipality of the danger and inconvenience that this causes for cyclists.
The danger that carelessly parked cars on cycle lanes present to cyclists is very real, rather than just a daily annoyance. According to the latest Cycling Barometer report published by the European Cyclists’ Federation, Portugal had the highest rate of cyclists killed in traffic in the EU

Este destaque foi ele próprio também alvo da atenção dos meios de comunicação especializados na temática da bicicleta:

20151031_PedaisPt_Protesto da #ciclopega de Aveiro destacado por campanha europeia

Propostas de acções

Câmara Municipal de Aveiro:

Dada a falta de manutenção e o aparente abandono a que tem sido votada a ciclovia da Rua da Pêga serem factores que muitos condutores entendem como atenuante para ocuparem indevidamente a ciclovia, o grupo Ciclaveiro vem por este meio pedir e encorajar a autarquia de Aveiro a tomar as seguintes medidas:

  • Muito em breve, por ser uma acção simples e de muito reduzido custo, pintar as linhas da ciclovia (linha contínua entre a estrada e a ciclovia e linha descontínua no eixo da ciclovia) e sinalização horizontal de via ciclável.
  • Reconstruir a divisória outrora existente, que foi sendo destruída, entre a estrada e a ciclovia.
  • Aplicar uma solução de maior segurança para o cruzamento junto ao pavilhão do Beira-Mar.
  • Fazer diligências junto da PSP para que esta faça um policiamento mais frequente ao estacionamento na ciclovia.

Polícia de Segurança Pública:

Dado o estacionamento na ciclovia da Rua da Pêga, para além de constituir um incumprimento do Código da Estrada, ser acima de tudo uma situação crónica que muitas vezes resulta em situações de perigo para os utilizadores de bicicleta, considerados como utilizadores vulneráveis pelo actual Código da Estrada, principalmente quando devido à ocupação da ciclovia (uma infraestrutura que deveria servir para sua segurança) têm de passar para a estrada com carros vindos das suas costas, o grupo Ciclaveiro sugere à Polícia de Segurança Pública que:

  • Efectue um policiamento ao estacionamento indevido na ciclovia da Rua da Pêga e sensibilização aos condutores infractores, em acções muito mais frequentes e regulares.

Universidade de Aveiro:

Dado a vasta maioria dos condutores que ocupam indevidamente a ciclovia da Rua da Pêga serem alunos e funcionários da Universidade de Aveiro (pessoas de quem supostamente se esperaria um maior respeito pelos direitos e segurança dos outros), de estes seus comportamentos possivelmente até deixarem uma má imagem da própria Universidade, e de uma parte dos utilizadores de bicicleta que utilizam a Rua da Pêga serem também eles membros da Universidade, o grupo Ciclaveiro solicita à Universidade de Aveiro que:

  • utilize os meios de comunicação de que dispõe alertando para as infracções cometidas por quem estaciona na ciclovia da Rua da Pêga e para tentar sensibilizá-los a não o fazerem;
  • faça diligências junto da autarquia de Aveiro para que esta recupere a ciclovia que tem sido votada ao abandono, e para que dê atenção à falta de segurança do cruzamento junto ao pavilhão do Beira-Mar.

O grupo Ciclaveiro está, como sempre, disponível para discutir estes problemas e colaborar na procura de possíveis soluções.

Certos da vossa atenção, ficamos a aguardar uma resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Ciclaveiro
a pedalar pela cidade

ciclaveiro.pt
facebook.com/ciclaveiro
ciclaveiro.wordpress.com

Aveiro, 03 de Novembro de 2015

 


 

Documentos originais enviados para:

Câmara Municipal de Aveiro        Polícia de Segurança Pública        Universidade de Aveiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: