Tertúlia “A bicicleta e o comércio local”

A sala do edifício da Santa Casa da Misericórdia encheu-se no passado dia 30 de Outubro para uma tertúlia organizada pelo grupo Ciclaveiro, com o objectivo de debater o tema da bicicleta e o comércio local. Entre os cerca de 50 participantes estiveram cidadãos, comerciantes, representantes da Universidade de Aveiro, das autarquias de Aveiro e Águeda, da Associação Comercial do Distrito de Aveiro e da Associação A Corda.

O evento começou com uma breve apresentação do projecto Ciclaveiro, seguida pela projecção de dois curtos documentários sobre cidades onde o incentivo à utilização da bicicleta foi uma decisão estratégica da autarquia e o efeito positivo que isso teve nas comunidades locais.

tertulia_ciclaveiro-01

tertulia_ciclaveiro-06

Seguiu-se uma introdução pelo Professor José Carlos Mota da Universidade de Aveiro, propondo sete ideias para o comércio amigo da bicicleta, entre as quais se destacam medidas de acalmia de tráfego automóvel ou a importância de um desígnio colectivo para uma cidade amiga da bicicleta.

O vereador Jorge Ratola da CM Aveiro deu a conhecer algumas estratégias de promoção e incentivo ao uso da bicicleta em desenvolvimento pela autarquia, como por exemplo a criação de parques para bicicletas, e a política de redução da circulação e de parqueamento automóvel no centro da cidade.

Isabel Belchior da CM Águeda abordou o caso de Águeda que incentiva os trabalhadores da Câmara a deslocarem-se de bicicleta para o trabalho, ou mesmo em deslocações dentro do seu expediente. Destacou também o crescimento do comércio local nas zonas pedonais, embora com bastantes resistências iniciais por parte dos comerciantes.

Ouviu-se o exemplo do Giro Café da Murtosa, pela voz da sua proprietária Paula Rendeiro, que percebeu o potencial nicho de negócio e investiu num estabelecimento direcionado para o utilizador de bicicleta.

tertulia_14

tertulia_ciclaveiro-25

De entre outros participantes na tertúlia ouviram-se várias intervenções sobre as vantagens da utilização da bicicleta e a percepção do espaço público. Foram dados exemplos de sucesso de algumas cidades como Pontevedra, Amesterdão ou Copenhaga. Foi lembrado que o acesso a estabelecimentos comerciais se torna facilitado pela maior proximidade que o estacionamento para bicicletas permite, reforçando-se nesse sentido o apelo ao vereador aveirense da importância da existência de parqueamento para bicicletas junto aos estabelecimentos.

Jorge Silva, da Associação Comercial de Aveiro, falou sobre o projecto Menos um Carro na Rua, uma proposta que a ACA em conjunto com o grupo Ciclaveiro propuseram à autarquia, que consiste na conversão de um espaço de estacionamento automóvel por um estacionamento para 10 bicicletas em algumas ruas. Houve ainda quem tenha mencionado que o comércio local tem de se ajustar e perceber as possibilidades e necessidades actuais.

De referir também a participação do grupo Refood Aveiro, um projecto sem fins lucrativos, que pretende redireccionar excendentes alimentares para pessoas carenciadas, utilizando a bicicleta como meio primordial de distribuição das refeições reaproveitadas. Contámos com a presença e intervenção de alguns dos seus membros no decorrer da tertúlia e ainda com a exposição de duas das suas bicicletas de distribuição.

O evento serviu igualmente para revelar e premiar os vencedores da primeira edição do concurso de montras “Aveiro e a Bicicleta” que decorreu até ao passado dia 21 de Outubro, iniciativa também organizada pelo Ciclaveiro com o apoio da Associação Comercial do Distrito de Aveiro, a associação A Corda e o Diário de Aveiro.

O grupo Ciclaveiro considera que a tertúlia foi muito bem sucedida. Ficou demonstrada a importância do tema para a comunidade e para as instituições públicas. Debateram-se assuntos relacionados com o comércio, a bicicleta e o espaço público, faltando tempo para abordar alguns outros no final. Haverá certamente novas oportunidades de o fazer para benefício de uma cidade mais virada para os cidadãos.

tertulia_ciclaveiro-11

tertulia_ciclaveiro-24

Mais informações e alguns dos conteúdos apresentados em: ciclaveiro.pt/tertuliacomercio

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: