Braga Ciclável – Fazer de Braga uma cidade amiga da bicicleta

braga_ciclavel_cycle_chic_destaque

O ano de 2012 ficará na história de Braga como ano em que a cidade despertou para a importância da bicicleta enquanto meio de transporte e enquanto componente central de uma estratégia de mobilidade sustentável.

A fundação do blog Braga Ciclável, nesse ano, sob o lema “Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!”, foi sem dúvida um marco importante. Mas houve na verdade todo um contexto e um conjunto de sinais da sociedade, como a realização regular da Massa Crítica e dos Encontros com Pedal. Sempre houve ciclistas em Braga, desde finais do século XIX, mas 2012 foi, provavelmente, a primeira vez em várias décadas em que os ciclistas voltaram a merecer alguma consideração da sociedade e passaram a reclamar de forma clara e inequívoca a melhoria de condições para o uso quotidiano da bicicleta, não só em contexto de desporto ou lazer, mas também a nível utilitário em todas as deslocações do dia-a-dia.

braga_ciclavel_encontros_com_pedal_2012

Para contextualizar um pouco, bastará referir que, à época, todos os estacionamentos para bicicletas da cidade de Braga eram de tipologia incorreta (quase todos do tipo “empena-rodas”), que a nossa única ciclovia consistia num percurso muito inseguro e mal implementado, localizado na periferia da cidade e com vários trechos permanentemente ocupados por carros mal estacionados. Isso, a acrescentar a várias décadas de obras públicas e uma conceção da cidade claramente centradas na promoção de um uso intensivo do automóvel, faziam com que usar a bicicleta significasse ser uma espécie de “marginal”. O ciclista via-se permanentemente forçado a usar estradas, passeios, ruas pedonalizadas, que não previam a sua existência enquanto utente da via pública, ou a prender a bicicleta a qualquer poste ou gradeamento de forma tão abusiva quanto insegura.

Ou seja, no que diz respeito a condições para o uso efetivo da bicicleta nas deslocações do dia-a-dia (ir para a escola/universidade/emprego, ir às compras, ir à biblioteca, ir ao teatro, ir à farmácia ou ao centro de saúde, etc.) a cidade encontrava-se no ponto zero.

O blog Braga Ciclável, desde cedo, tem como linhas fundamentais da sua atividade incentivar e facilitar a adoção da bicicleta como meio de transporte e promover a criação de uma rede viária adequada a esse uso. Mas para mudar a cidade não bastava publicar fotos e artigos sobre este tema. Assim, ainda em meados de 2012, decidimos criar um documento intitulado “Proposta Para uma Mobilidade Sustentável” com algumas medidas práticas urgentes e outras recomendações necessárias para uma melhoria da mobilidade ciclável da cidade. Esta proposta, que foi apresentada à Câmara Municipal e também às diversas forças políticas com assento na Assembleia Municipal em parceria com as associações de ciclistas e cicloturistas, viria a reunir inúmeros apoios de associações e entidades importantes da cidade de Braga nos primeiros meses de 2013.

reuniao_com_CMB_proposta_mobilidade_2012

Em Maio de 2013, lançámos o Mapa Braga Ciclável onde são reunidas diversas informações sobre os ciclistas urbanos de Braga, como por exemplo fotos de bicicletas presas a postes de iluminação, árvores e outro tipo de mobiliário urbano, que mostram a necessidade de colocação de estacionamento adequado para bicicletas. Também nesse mapa, vão sendo colocadas as rotas de diversos ciclistas urbanos de Braga, representando assim as linhas de desejo dos mesmos. Esta ferramenta ajudou a ajustar a rede ciclável presente na revisão do PDM que se encontrava em estudo às reais necessidades dos ciclistas urbanos, e permitiu também definir pontos estratégicos para a colocação de novos estacionamentos de bicicletas do tipo Sheffield (U invertido), que permitem estacionar a bicicleta de forma correta e segura.

mapa_braga_ciclavel_estacionamento_2013

Desde essa altura, o movimento de cidadãos intitulado Braga Ciclável (que mais recentemente tem procurado organizar-se sob a forma de associação), tem vindo a dialogar e colaborar com a Câmara Municipal de Braga.

reuniao_com_CMB_rede_ciclavel_2014

Temos monitorizado a colocação dos estacionamentos Sheffield (que à data deste artigo já vão em quase uma centena de suportes, repartidos por cerca de 20 locais) e contribuímos ativamente para uma reflexão aprofundada sobre a rede ciclável no contexto da revisão do PDM.

estacionamento_museu_do_traje

Atualmente, para além do nosso blog e redes sociais, publicamos também uma coluna quinzenal no jornal Diário do Minho. Organizamos alguns eventos, como por exemplo o 1º Braga Cycle Chic, e estamos a preparar a realização de conferências e debates sobre estes temas, possivelmente já nos próximos meses. Gostaríamos de implementar também proximamente a realização regular de uma Cicloficina.

braga_cycle_chic

À parte tudo isto, todos nós continuamos a pedalar no dia-a-dia, pois acreditamos que essa deve ser a primeira mudança a operar: trocar o carro pela bicicleta, que é tantas vezes a opção de transporte mais vantajosa para quem circula na cidade.

Victor Domingos
Braga Ciclável
Braga-ciclavel-final-horizontal-positive

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: