Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade

Serpente Papa-Leguas

Sugerimos à Câmara Municipal de Aveiro a implementação do Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade em escolas de Aveiro.
Deixamos a seguir o email que enviamos à Câmara:


Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves,

A Serpente Papa-Léguas – jogo da mobilidade é uma campanha de âmbito europeu, organizada em Portugal pela Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), financiada pela União Europeia, e que tem as crianças (entre os 4 e os 12 anos de idade) e os seus pais como principais alvos. Tem como objectivos:

  • incentivar viagens de forma sustentável nas deslocações para a escola,
  • melhorar a segurança na área envolvente das escolas,
  • promover a utilização de meios de transporte sustentáveis e responsáveis a longo prazo.

O jogo é de fácil implementação pelas escolas, tem a duração de duas semanas, sendo cada escola aderente durante a sua participação encorajada a realizar actividades e acções educativas relacionadas com a mobilidade, segurança rodoviárias e questões ambientais e de saúde.

As crianças recebem e colam pequenos autocolantes num cartaz sempre que vão para a escola a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou compartilhando o carro com outras crianças. Quando atingem pontos-chave do cartaz, recebem recompensas como 15 minutos extra de recreio, ver um filme ou escolher o livro para ler. O objectivo é, durante as duas semanas, preencher o cartaz, e quando atingem a cabeça da serpente as crianças recebem uma recompensa ainda maior a definir por cada escola, mas que poderá ser, por exemplo, um passeio especial de bicicleta ou uma visita de estudo

Qualquer escola do pré-escolar ao segundo ciclo do ensino básico pode participar, e o jogo pode decorrer em qualquer altura do ano lectivo.

A participação pressupõe que cada escola recolha antes, durante e após a participação no jogo os dados sobre os meios de transporte utilizados pelas crianças nas suas deslocações para a escola. As escolas que já participaram obtiveram aumentos de utilização de modos de transporte sustentáveis, mesmo após o jogo ter terminado, consideráveis e até surpreendentes: http://us8.campaign-archive1.com/?u=6d66ecfeaa33cbd1e5d3691a2&id=f6ef329111&e=78734f01bc

Mais informações sobre o jogo Serpente Papa-Léguas:

  • Vídeo:

  • Folheto:

Folheto

  • Esta e muita mais informação no website:

Website
http://www.trafficsnakegame.eu/portugal/

Dada a importância de incutir hábitos de mobilidade sustentáveis, responsáveis e saudáveis desde a infância, e dada a forte possibilidade normalmente existente de que estes hábitos sejam transmitidos aos pais, e à sociedade em geral, vimos sugerir à Câmara Municipal de Aveiro que implemente o jogo Serpente Papa-Léguas junto de algumas escolas de Aveiro.

O grupo Ciclaveiro poderá estar disponível para apresentar o jogo em algumas escolas, assim como colaborar na organização e realização de acções e actividades relacionadas com a promoção e utilização da bicicleta como forma sustentável de deslocação.

Ficamos a aguardar uma resposta à nossa sugestão.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Ciclaveiro

ciclaveiro.pt
ciclaveiro.wordpress.com
facebook.com/ciclaveiro

Aveiro, 09 de Dezembro de 2015

 


[Documento original enviado para a Câmara Municipal de Aveiro]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: