Mini Rodas

mini-rodas-pablo-5432

Finalmente chegou o grande dia e chegou cheio de sol!
Depois do passeio ter sido adiado um mês por culpa de uma tempestade inesperada, as pequenas rodas da cidade de Aveiro juntaram-se para o primeiro Mini Rodas.

Foi no dia 14 de Novembro, entre as 10h e as 13h, que mais de 80 crianças, com idades até aos 10 anos, aceitaram o desafio e se juntaram para um pequeno passeio de bicicleta e triciclo entre o Mercado Manuel Firmino e o Cais da Fonte Nova, em Aveiro.

Naquela manhã, o largo do mercado ficou cheio de mini ciclistas, a cicloficina também foi especial, dando apoio exclusivo aos pequenos, montando as 80 campainhas oferecidas a todos os inscritos. O passeio ao lado do canal central ficou colorido com os balões pendurados nos guiadores dos mini ciclistas. A partida foi calma, em grupos, mas nem por isso menos emocionante porque na verdade não é todos os dias que os nossos pequenos podem partilhar um passeio de bicicleta com amigos à sua altura.

Não foi, nem queríamos que fosse, uma corrida, mas um momento onde pequenos ciclistas partilhassem o espaço público com outras bicicletas pequenas, e que, com alguns estímulos e actividades, se sentissem mais confortáveis, seguros e autoconfiantes em cima das suas bicicletas ou triciclos.

Tivemos animação, ofertas e actividades, possíveis com o apoio da autarquia e os apoios dos nossos parceiros (Ivol, Oficina de Música de Aveiro, Zippy, Serafim Moreira e Filhos Lda, Grafigamelas, Amazing Factory e Anima Eventos), entre elas a realização de uma divertida prova com bicicletas e triciclos e uma animada oficina musical no fim do percurso.

No final do passeio foi captada a esperada fotografia de grupo com as crianças participantes e as suas bicicletas e entregue o certificado de participação, registando um momento que para muitos poderá ser recordado como um marco importante na transição para a  construção de uma cidade mais sustentável.

Pais, amigos, familiares e a comunidade em geral não ficaram indiferentes à alegria que os pequenos transbordaram (há alguém que tenha tido um filho infeliz naquela manhã?), ficando também mais conscientes da importância da utilização da bicicleta desde pequeninos e dos seus benefícios para esta construção da cidade de todos.

Da parte do grupo Ciclaveiro, estamos orgulhosos e felizes por o Mini Rodas ter superado as nossas expectativas, e só ficaríamos mais felizes se começássemos a ver mais crianças e pais a utilizarem a bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia.

O evento terminou com um piquenique no relvado junto ao Cais da Fonte Nova, envolvendo as crianças participantes e os seus acompanhantes e com muitos pais a darem os parabéns pela iniciativa e a salientarem a importância que estes momentos têm e a falta que fazem à comunidade.

[Álbum de fotos]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: