Um ano de cicloficinas em Aveiro

Tools

Faz hoje (07 de Maio) um ano que iniciámos a realização das cicloficinas na cidade de Aveiro. A primeira aconteceu na Universidade e, desde aí, já tiveram lugar em 17 ocasiões.

A cicloficinas realizam-se mensalmente, no segundo sábado de cada mês, entre as 11h e as 13h, junto ao Mercado Manuel Firmino, em simultâneo com o Mercado Cooletivo, integrado na série de eventos Artes no Canal promovida pela Câmara Municipal de Aveiro. Durante o período lectivo, acontecem também na última quinta-feira do mês, entre as 16h e as 18h, na Universidade de Aveiro, em parceria com o NBicla (Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro).

13071736_886110601498661_6108067055574184714_o

As cicloficinas são encontros informais abertos a todos, em que são disponibilizadas ferramentas e sobretudo orientação técnica por parte de utilizadores de bicicleta mais experientes para que os participantes façam na hora a manutenção básica das suas próprias bicicletas. Com isto pretende-se aumentar a autonomia dos utilizadores nas pequenas reparações e evitar assim que as avarias possam ser pretexto para deixar de pedalar.

Foto2

Estes eventos constituem também momentos de encontro e convívio com outros utilizadores de bicicleta, contribuindo para o aumento da interacção e o fortalecimento da comunidade ciclável, assim como para a animação do espaço e a vida colectiva do local onde decorrem. As mais movimentadas, que ocorrem normalmente em período de Verão, superam as duas dezenas de participantes.

Foto3

Tendo sempre em mente o objectivo de aumentar o número de pessoas a utilizar a bicicleta como meio quotidiano de transporte, criamos um outro projecto designado PedalaDar, que aproveita os recursos disponíveis nas cicloficinas para recuperar bicicletas usadas que são depois oferecidas a pessoas com baixos recursos financeiros para que estas passem a utilizá-las no seu dia-a-dia. Nesse âmbito, lançamos o repto à comunidade aveirense para que faça parte desta iniciativa, através da doação de bicicletas e/ou peças usadas que irão ganhar uma nova vida ao serviço de pessoas para quem a bicicleta pode ser muito útil; apelamos também a que colaborem na recuperação destas bicicletas durante as cicloficinas. As doações podem ser feitas directamente nas cicloficinas, ou alternativamente contactando o grupo Ciclaveiro. Este é um projecto que decorre em parceria com a IPSS Florinhas do Vouga e que já começou a dar resultados.

Logo_pedaladar

No futuro, planeamos realizar acções de formação especializadas em cada uma das cicloficinas e produzir vídeos temáticos sobre manutenção de bicicletas.

A próxima cicloficina é já no próximo sábado, dia 14 de Maio, entre as 11h00 e as 13h00, junto ao Mercado Manuel Firmino, e basta aparecer com vontade de aprender, ensinar, trocar ideias, e/ou de fazer a reparação ou a manutenção da bicicleta.

Mais detalhes e datas das cicloficinas: http://ciclaveiro.pt/cicloficina/

Anúncios

One comment

  1. Pingback: Um ano de cicloficinas em Aveiro | Cicloficina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: