CICLAVEIRO – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

logo_associacao

 

O Ciclaveiro foi desde o seu início, em Novembro de 2014, um grupo informal de cidadãos aberto à comunidade. No entanto, após mais de um ano de actividade intensiva, consideramos que para alcançar alguns dos nossos objectivos, dar resposta a algumas solicitações, conseguir novas colaborações e apoios e ser possível fazermos mais e melhor, necessitávamos de estar legalmente constituídos.

Assim, constituímos recentemente a associação CICLAVEIRO – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta. Com o novo estatuto formal, o Ciclaveiro continua a estar aberto à comunidade e a sugestões e à participação de todos.

Neste momento estamos a desenvolver o Regulamento Interno, e muito em breve poderão tornar-se associados do Ciclaveiro.
Mais informações acerca da associação e sobre o processo de se tornar associado estarão disponíveis proximamente no nosso site.

 

Deixamos a seguir o Fim / Objecto Social da associação:


A associação tem como fim promover e incentivar a utilização da bicicleta e de outros modos de transporte activos e suaves, divulgar a cultura associada a este tipo de mobilidade e contribuir para a melhoria das condições que facilitem e propiciem a sua prática, assentando no reconhecimento dos benefícios ambientais, sociais e económicos que decorrem da adopção alargada destes modos de mobilidade face aos meios motorizados particulares.

A associação tem ainda como objectivos:

– Ser interlocutor activo e promover a comunicação entre os cidadãos e o poder político e instituições públicas, a comunicação social, as organizações não-governamentais, as empresas e a sociedade civil em geral, nos temas relacionados com as acessibilidades e a mobilidade, e em particular nos assuntos relacionados com a mobilidade em bicicleta.

– Divulgar, defender e alargar os direitos dos utilizadores de bicicleta, ajudando a criar uma sociedade mais consciente e sensível para os benefícios da mobilidade em bicicleta.

– Defender a criação e a melhoria das condições estruturais favoráveis à utilização de velocípedes para fins utilitários e de lazer ou turismo.

– Contribuir activamente nos trabalhos de planeamento e no acompanhamento da construção e da manutenção das infraestruturas destinadas à utilização da bicicleta, assim como na criação, análise e discussão de documentos estratégicos relacionados com as acessibilidades e a mobilidade.

– Desenvolver e divulgar a cultura e o conhecimento acerca de modos de transporte sustentáveis, em especial os modos activos, e em particular do uso da bicicleta, podendo, para esse fim, realizar actividades culturais, desportivas, lúdicas, ou educacionais.

– Desenvolver estudos, pesquisas, e acções de formação ou prestar consultoria em temas relacionados com o seu âmbito de actuação.

– Promover a adopção de medidas visando a protecção dos utilizadores de modos activos de deslocação, em particular os utilizadores de bicicleta, tendo em conta a sua condição de fragilidade relativamente aos meios de transporte motorizados.

– Promover o ordenamento do território e o planeamento da ocupação do espaço público tendente a integrar e proteger os utilizadores de modos activos de mobilidade, contribuindo para a existência de espaços mais agradáveis, seguros, dinâmicos e propiciadores de melhor qualidade de vida para todos.

– Apoiar ou participar em projectos de investigação, concepção e desenvolvimento com o objectivo de promover a inovação e/ou o aumento do conhecimento nos domínios da mobilidade suave.

– Promover e incentivar a colaboração entre organizações e entidades com objectivos similares ou complementares aos da associação.


 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: