No dia 22 de setembro (“Dia Europeu Sem Carros”) e durante a “Semana Europeia da Mobilidade”, no Jardim de Infância de Aradas (pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento de Aveiro) as crianças foram convidadas a andarem de bicicletas
, triciclos e trotinetas (no logradouro da escola) e os pais foram convidados a usar a bicicleta, a partilharem o transporte e a usarem os transportes públicos. Porque e como disseram as crianças:
– “O planeta Terra está doente com muito fumo e muito barulho dos carros”;
– “Queremos andar no recreio com as nossas bicicletas”;
– “Queremos divertirmo-nos com os nossos amigos enquanto andamos e até podemos trocar as nossas bicicletas”.
Os adultos poderão igualmente acrescentar outras razões e até vantagens económicas, ambientais e de qualidade urbana, sociais e de equidade, de saúde, de autonomia e até de aprendizagem nos espaços públicos. Seja como for, ao promover a acessibilidade e a mobilidade sustentável no jardim pretende-se assegurar a liberdade de movimentos de todos os cidadãos, indispensável para uma melhor qualidade de vida; para além de garantir autonomia, principalmente para as pessoas com dificuldade na mobilidade, favorecendo práticas inclusivas, fundamentais para a criação de uma cidade respeitadora de todos os cidadãos.
Com a atividade semanal “Dia da Bicicleta” tem-se permitido estilos de vida saudáveis em contexto de saúde escolar, a promoção da atividade física, o ambiente, para além de se estimular para a compreensão de regras e sinais de trânsito. Assim as crianças e os adultos são sensibilizados para as regras de boa convivência e de cidadania.
A realização desta actividade no Jardim de Infância de Aradas teve início em novembro de 2012, que para além da sensibilização da população infantil do JI de Aradas, envolveu pais e encarregados de educação e outros agentes como a Polícia de Segurança Pública com a montagem e utilização inclusiva da “Escola Móvel de Trânsito”.
No Jardim de Infância há 4 anos que vem sendo criado semanalmente, à 6.ª feira, este lugar de encontros, culturas, memórias, ideias, atitudes e aprendizagens, como espaço de liberdade, de diálogo, de cidadania multicultural e amiga do ambiente. Porque a escola (tal como a cidade) é também uma complexidade de espaços, edifícios, transportes e movimento de pessoas com diferentes ritmos de vida, de culturas e de sentimentos, é em suma uma imensa construção social e humana.
Piedade Gomes (Educadora de Infância)