Resultados do inquérito aos candidatos à Câmara Municipal de Aveiro

Dada a responsabilidade incontornável que as autarquias têm na definição das políticas e estratégias e no planeamento das infra-estruturas de mobilidade urbana, o Ciclaveiro desenvolveu um inquérito dirigido aos partidos e coligações candidatos à Câmara Municipal de Aveiro nas eleições autárquicas do próximo dia 1 de Outubro. Este inquérito teve o objectivo de de dar a conhecer aos cidadãos que estratégias e medidas os programas de governação dos candidatos propõem para o incremento da mobilidade em bicicleta e activa em Aveiro, para a redução da utilização do automóvel, para a redução do perigo rodoviário e, em geral, para a “devolução” do espaço público às pessoas.

O inquérito foi disponibilizado e enviado no passado dia 16 de Agosto às cinco forças políticas candidatas, e esteve aberto a respostas até 12 de Setembro. Responderam ao inquérito o Bloco de Esquerda (BE), o Partido Socialista (PS) e o Pessoas-Animais-Natureza (PAN), não tendo a coligação Aliança com Aveiro (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) e a CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP.PEV) enviado respostas.

Tabela-resumo das respostas dos candidatos: 

Das respostas submetidas, agora divulgadas, destaca-se o consenso generalizado entre as forças políticas sobre a necessidade do município de Aveiro apostar nos próximos quatro anos, de forma eficaz e consequente, nos modos de transporte activos e sustentáveis e na humanização do espaço público, e nesse sentido no aumento da utilização da bicicleta como modo quotidiano de deslocação e na redução do uso excessivo do automóvel no concelho. Registam-se propostas de políticas e estratégicas integradas e um alargado leque de medidas apresentadas com esses fins.

Assinala-se, também, a importância atribuída pelos candidatos e a preocupação comum pela melhoria das condições infra-estruturais para a mobilidade em bicicleta, assim como pela efectiva redução do perigo rodoviário para peões e ciclistas no município e por espaços urbanos mais seguros para todos.

O Ciclaveiro congratula-se que as forças políticas activas no município de Aveiro estejam progressivamente mais sensibilizadas e conscientes acerca da importância das indissociáveis questões de mobilidade urbana e de ocupação do espaço público para a atractividade e competitividade do território e a qualidade de vida das pessoas, e cada vez mais empenhadas e comprometidas com políticas de mobilidade activa e sustentável e de humanização dos espaços urbanos em Aveiro.

As perguntas colocadas aos candidatos através do inquérito e as respostas completas submetidas estão disponíveis no seguinte documento:

zzzz

Ciclaveiro (Setembro 2017), Resultados do inquérito aos candidatos à Câmara Municipal de Aveiro.

 

Estas e outras informações respeitantes à campanha de informação e sensibilização dirigida aos partidos e coligações candidatos às eleições autárquicas do próximo dia 1 de Outubro no município de Aveiro, de acompanhamento das suas propostas de governação e de informação aos cidadãos, estão disponíveis no website do Ciclaveiro, em: ciclaveiro.pt/autarquicas2017

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: