Regresso ao passado, no futuro

http://ckmurray.blogspot.pt/

Não é necessário recuar muito tempo para percebermos que o transporte de mercadorias com recurso à bicicleta não é uma novidade. Principalmente na região de Aveiro, qualquer um consegue facilmente lembrar-se de ver passar alguém, normalmente pessoas mais velhas, com um atrelado ou um triciclo carregado com os seus produtos agrícolas … e quem não se lembra dos vendedores de gelados? Ou vendedores de castanhas? Ou dos carteiros?

Assunto largamente discutido em países onde o uso deste meio de transporte assume valores bem acima dos verificados em Portugal, o transporte de mercadorias de bicicleta é cada vez mais uma opção válida e lógica para percursos curtos e médios, principalmente em ambiente urbano. A oferta deste tipo de serviço multiplica-se, e existem já algumas situações de empresas que são adquiridas por multinacionais relacionadas com a logística.

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Diversos estudos explicam porquê. Para além dos óbvios benefícios em termos ambientais e de saúde pública que partilha com a utilização “normal” da bicicleta, podemos destacar a publicidade verde, o acréscimo de poupança e rapidez em percursos até 7 km (5 km, no caso das bicicletas não assistidas) e até 200 kg de peso, o que numa cidade como Aveiro, poderia significar uma redução drástica na circulação automóvel. Em termos globais, pode significar 25% da totalidade das deslocações nos centros urbanos. Relativamente às deslocações comerciais, poderá representar até 51% (!), independentemente de se tratarem de deslocações individuais ou com mercadorias. Naturalmente, e tal como nas deslocações individuais, contamos com a ajuda dos nossos governantes para criar condições de segurança para que esta transformação possa acontecer…

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As ofertas já são mais que muitas, sejam atrelados ou bicicletas adaptadas, e as soluções elétricas multiplicam-se por forma a tornar ainda mais atrativa esta alternativa de mobilidade comercial. Da mesma forma, podemos já encontrar imensa informação e estudos sobre este assunto, mas gostaria de destacar um projeto europeu que comprova a importância desta temática e de onde retirei estes dados, cujo ambicioso objetivo é reduzir o consumo de emissões na distribuição de mercadorias para perto de zero nas áreas urbanas: www.cyclelogistics.eu.

Para ler, divulgar e implementar …

Nuno Lavrador
UpNorth Group

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