Ciclaveiro nos Workshops da European Mobility Week

O grupo Ciclaveiro foi distinguido pela EUROPEANMOBILITYWEEK em consulta com a Comissão Europeia como o melhor exemplo europeu de acções de sensibilização e promoção da mobilidade urbana sustentável, de entre as quase 200 acções registadas. (mais detalhes)

No âmbito desta distinção fomos convidados a apresentar, durante o encontro de organização e preparação da Semana Europeia da Mobilidade 2016, que teve lugar em Bruxelas nos dias 20 e 21 de Abril, os resultados do nosso trabalho.

Programa2 (2)

Programa3 (2)

Representando o Ciclaveiro, Joana Ivónia e Rui Igreja tiveram a oportunidade de trocar ideias e experiências com vários dirigentes de entidades europeias, coordenadores nacionais e representantes governamentais.

O evento de dois dias contou com oradores internacionais e com sessões temáticas na área da mobilidade sustentável, entre as quais o Ciclaveiro coordenou dois workshops  MOBILITYACTION Best Practice: “Bicycle and local Businesses”, dando a conhecer as nossas iniciativas, com foco nas experiências de cooperação com o comércio local e em especial no primeiro concurso de montras sob o tema “Aveiro e a bicicleta” e na tertúlia “A bicicleta e o Comércio local”, organizados no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2015. A oportunidade serviu também para comunicarmos o enorme potencial que a região de Aveiro, com as suas favoráveis condições naturais, herança cultural da utilização da bicicleta, actual força da indústria portuguesa da bicicleta (a terceira a nível Europeu) sediada na região e combinação de entidades e iniciativas neste âmbito existentes, tem para seguir os exemplos de boas práticas internacionais em mobilidade sustentável.

26371875460_55724765f6_h

Da nossa participação, destacamos a importância que a Comissão Europeia actualmente atribui às questões da mobilidade sustentável, pelos seus benefícios ambientais, sociais, de saúde e económicos – sendo precisamente este último o tema da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, com orientações e um largo leque de programas nesse sentido. Durante o evento foi relevante a importância dada à utilização da bicicleta como modo de transporte, sendo tema de uma grande parte das sessões.

O evento incluiu ainda a cerimónia de entrega de prémios, que contou com a presença do Comissário Europeu para o Ambiente, Karmenu Vella, para o melhor plano de mobilidade urbana sustentável  – 4th SUMP Award, atribuído a Malmo e para autarquia com melhores práticas de mobilidade sustentáveis implementadas – EUROPEANMOBILITYWEEK Award 2015, que este ano tinha como um dos três finalistas Lisboa, e que foi ganho por Múrcia pela promoção de modos de transporte activos (a pé e bicicleta).

Fotos dos Workshops

A apresentação que fizemos durante os workshops que coordenamos está disponível em baixo:

Apresentacao_snapshot2

Anúncios

2 comments

  1. Pingback: Ciclaveiro: melhor exemplo europeu em acções de sensibilização para a promoção da mobilidade urbana sustentável | Ciclaveiro

  2. Pingback: Concurso de montras | “Aveiro, cidade do comércio em bicicleta” | 16 e 30 de Setembro – ACA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: