Um ano e muitas pedaladas

DCIM100GOPROGOPR1618.

O projecto Ciclaveiro surgiu inicialmente a partir de um grupo de mobilidade sustentável criado no seio do Aveiro em Transição. Este grupo de mobilidade começou a ganhar mais ímpeto e a juntar mais elementos no final de 2014 e, ainda sem nome, decidiu dedicar-se em específico à promoção da utilização da bicicleta como meio de transporte. Da necessidade natural de o projecto e o grupo terem uma identidade facilmente reconhecível, surgiu o nome Ciclaveiro.

Acreditamos que a utilização da bicicleta como meio de transporte pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os nossos objetivos passam por promover e incentivar a utilização da bicicleta como forma regular de deslocação, em movimentos pendulares, nas deslocações de casa para o trabalho ou escola, e nas diversas actividades do dia-a-dia.

Foto4

Trabalhamos essencialmente em projectos que valorizam a proximidade com a comunidade, no sentido de criar e melhorar as condições para que a utilização da bicicleta nas nossas ruas seja mais fácil e segura e cada vez mais comum. O projecto Ciclaveiro é um projecto da comunidade para a comunidade. O grupo está sempre aberto a sugestões, a partilha de ideias e a receber novos elementos que tenham vontade de colaborar e participar nos nossos projetos e actividades.

O grupo tem vindo a crescer e atualmente somos cerca de trinta elementos, com diferentes níveis de envolvimento. Utilizamos meios digitais (grupo de email, espaço partilhado no GDrive e facebook) para comunicar entre nós e para elaborar conteúdos e documentos de forma colaborativa. E reunimo-nos presencialmente, normalmente de duas em duas semanas, para debater e planear actividades.

Foto5

 

Comunicação

Como consideramos que a comunicação é fundamental para que se promova e incentive a utilização da bicicleta, criámos o website, o blog, a página de facebook e a newsletter do projecto Ciclaveiro. No website temos informação sobre o grupo e sobre os nossos projectos e iniciativas. No blog publicamos artigos nossos e de convidados sobre variados temas na área da utilização da bicicleta. A página no facebook é o nosso espaço online mais dinâmico, onde divulgamos as nossas actividades, assim como partilhamos informação que consideramos interessante no âmbito da mobilidade ciclável. Através da newsletter tentamos transmitir, de uma forma mais pessoal, com uma periodicidade mensal as notícias e eventos do grupo Ciclaveiro e da mobilidade ciclável em Aveiro.

Fora dos meios electrónicos, escrevemos mensalmente um artigo no Diário de Aveiro, aproximando a temática da bicicleta à comunidade, e tentamos fazer chegar os nossos eventos mais importantes aos meios de comunicação. Neste último aspecto agradecemos e felicitamos o Diário de Aveiro por regularmente divulgar as nossas iniciativas, através de anúncios e notícias.

 

Actividades

A nossa primeira actividade em contacto directo com a comunidade foi uma cicloficina na Universidade de Aveiro em Maio. Desde então, as cicloficinas acontecem no segundo sábado de cada mês no centro da cidade e, desde o início do atual ano lectivo, na quarta terça-feira de cada mês na Universidade.

Foto3

 Foto2

 Em Julho organizámos o 1º Aveiro City Bike Experience, inserido no evento Aveiro Moda. Recentemente decorreu o concurso de montras ‘Aveiro e a Bicicleta’.

Foto7

No final de Outubro tivemos uma tertúlia sobre as vantagens da presença e proximidade da bicicleta para o comércio local. O Mini Rodas, um pequeno passeio de bicicleta para crianças, com o objectivo de sensibilizar as famílias e a comunidade para a importância da introdução da bicicleta como forma de transporte desde a primeira infância, aconteceu em Novembro. Temos uma campanha de alerta e sensibilização a decorrer contra o estacionamento indevido na ciclovia da Rua da Pega.

Foto9

Um projecto em que temos vindo a trabalhar e que julgamos muito importante é o mapeamento de Aveiro ciclável. Importante porque poderá constituir uma base de trabalho para futuros projectos nossos, ou mesmo até para projectos fora do Ciclaveiro, nomeadamente da autarquia ou de associações, e importante também pela utilidade que cremos que terá para quem circula em Aveiro de bicicleta.

mini-rodas-pablo-5432

 

Colaborações

Em algumas das iniciativas acima referidas contamos com o apoio ou a colaboração de instituições locais, como a Associação Comercial do Distrito de Aveiro, a Associação CORDA, o Diário de Aveiro, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro e também com o apoio de várias entidades privadas.

Em colaboração com a Associação Comercial do Distrito de Aveiro estamos, aliás, a propor à autarquia de Aveiro a substituição de um lugar de estacionamento para automóveis em algumas ruas por estacionamento para bicicletas. Propusemos à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro a participação no European Cycling Challenge 2016. E pretendemos sempre que possível alargar este leque de parcerias para que, em conjunto, pedalemos com mais força.

Foto8

Uma verdadeira companheira de pedaladas tem sido a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da UA, que muito felicitamos pelo ênfase que tem trazido à utilização da bicicleta como meio de transporte em Portugal e pelas recentes iniciativas de promoção e em prol da utilização da bicicleta nas deslocações para a universidade.

 

Muito que, e por que, pedalar

O apoio que temos tido por parte da comunidade tem sido fundamental e um grande factor de motivação para o trabalho desenvolvido ao longo deste ano. E sentimos que aos poucos o projeto é cada vez mais conhecido e reconhecido, quer pela comunidade quer por entidades institucionais.

Temos muito ainda que, e por que, pedalar, mas acreditamos que estamos a dar uma contribuição válida para uma cidade melhor.

 

Ciclaveiro
a pedalar pela cidade

 

(Artigo originalmente publicado no blog Braga Ciclável)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: