Vias dedicadas para bicicleta são fundamentais na Av. Dr. Lourenço Peixinho

O Ciclaveiro considera fundamental que a intervenção na Av. Dr. Lourenço Peixinho, no âmbito do PEDUCA, contemple a criação de vias dedicadas para bicicleta. Não o fazer numa intervenção que marcará a avenida central de Aveiro provavelmente para as próximas décadas, para além de acarretar graves inconvenientes para a mobilidade na principal artéria da cidade, transmitiria uma imagem de menosprezo pela mobilidade urbana em bicicleta que não se coaduna com o papel de Aveiro como cidade pioneira na promoção da utilização deste modo de transporte activo e sustentável.

As normas de boas práticas indicam que as vias para bicicleta devem formar uma rede através das principais avenidas das cidades, criando dessa forma condições de conforto e segurança para os utilizadores de bicicleta nos eixos preferenciais de deslocações que as pessoas usam, servindo assim várias origens e destinos ao mesmo tempo que transmitindo a mensagem da bicicleta como modo de transporte privilegiado fomentando assim a sua utilização.

A solução inicial proposta de vias reservadas a veículos de transporte público partilhadas com velocípedes (corredores bus & bici), recentemente apresentada para a Av. Dr. Lourenço Peixinho (Figura 1), levantaria uma série de importantes inconvenientes principalmente em termos de conforto e segurança para os utilizadores de bicicleta.

Figura 1: Esboço do perfil proposto para a Av. Dr. Lourenço Peixinho.
(imagem elaborada pelo Ciclaveiro a partir da apresentação disponibilizada: http://files.cm-aveiro.pt/XPQ5FaAXX55249aGdb9zMjjeZKU.pdf, pag. 45)

A bicicleta é um modo de transporte universal, e a pressão, desconforto e sensação de insegurança de circular na mesma via que veículos pesados não se coaduna com a sua utilização por crianças, pessoas menos afoitas ou menos habituadas a andar de bicicleta ou aqueles que recentemente começaram a, ou consideram, usar este modo de transporte.

O acesso entre as vias de trânsito automóvel e as baías de estacionamento obrigaria forçosamente ao cruzamento dos referidos corredores bus & bici, constituindo pontos de conflito e gerando potenciais situações de perigo rodoviário para os utilizadores de bicicleta. A bibliografia especializada sobre estas matérias recomenda a colocação de vias para bicicletas à direita do espaço de estacionamento automóvel.

Adicionalmente, esta solução provocaria demoras no trânsito dos veículos de transportes públicos e no de bicicletas aquando das paragens desses, expondo ainda os utilizadores de bicicleta às fontes de libertação de gases e fumos tóxicos.

Além de defender a criação de vias unidireccionais para bicicletas de cada lado da avenida, o Ciclaveiro considera também importante que o desenho do espaço rodoviário limite efectivamente a velocidade dos veículos motorizados a 20 ou 30 km/h, no sentido de assegurar condições de segurança para todos os utentes da via e de humanizar esta artéria central da cidade, e essencial que seja garantida a continuidade de percursos cómodos e seguros para peões e ciclistas na rotunda das Pontes em integração com a intervenção para aí prevista também no âmbito do PEDUCA.

No documento enviado à autarquia, o Ciclaveiro manifestou ainda o seu contentamento com a generalidade da intervenção planeada para a Rua da Pêga, considerando, no entanto, que o cruzamento junto ao antigo pavilhão do Beira-Mar requer uma reflexão mais atenta no sentido de que seja dotado de condições mais confortáveis e seguras para o seu atravessamento por parte de peões e ciclistas, em especial nos percursos entre a Rua da Pêga (e a Universidade) e o centro da cidade.

Relativamente ao trajecto ciclável entre a Estação e a Universidade, o Ciclaveiro mantém pelas razões previamente comunicadas que este deve ser por um percurso central à cidade.

 

Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

07 de Agosto de 2017

 

Veja o parecer completo enviado para a autarquia de Aveiro: AQUI

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: